Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

As 10 principais áreas para um arquiteto

Mercado de trabalho na arquitetura

Milhares de arquitetos são formados anualmente no Brasil. As áreas de atuação equilibram essa concorrência e, ao final, todos os bons profissionais acabam por encontrar seu lugar ao sol.

Há sites especializados que assumem mais de 20 nichos dentro da arquitetura. É bem verdade que alguns são, de fato, subgrupos de um mesmo segmento, mas, de todo modo, não deixa de ser uma especificidade.

Nesta matéria vou falar das 10 principais áreas em que um profissional de arquitetura pode atuar. Espero que você se identifique com algumas e afunile sua escolha ou, quem sabe, tome sua decisão depois dessa leitura. Então vamos ao que interessa!


As 10 principais áreas da arquitetura

1 – Projetista especializado em BIM 


Sabe aquelas plantas 3D sensacionais que aparecem nos vídeos e fotografias quando pesquisamos na internet? Pois é! Não é nenhum arquiteto que senta na frente de um computador e sai desenhando aquilo, como se fosse uma tarefa simples do Paint, do Windows. Na verdade, trata de uma metodologia de geração de planta arquitetônica, por meio de softwares específicos para esse fim.

BIM são iniciais para Building Information Modeling (modelagem da informação da construção). Trata-se de reunir informações da arquitetura, engenharia e construção, envolvidas em determinado projeto, a fim de reproduzi-lo digitalmente.

Há vários programas de computador que servem de ótima ferramenta para a execução do BIM. Não é a coisa mais fácil do mundo dominá-los. Mas com um bom curso você logo pega o jeito e passa a fazer trabalhos fantásticos. 

Os melhores escritórios têm solicitado cada vez mais os serviços de especialistas em BIM. Eis aí uma área muito promissora e com bom retorno econômico. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!!  

2 – Acompanhamento e Administração de Obra

O arquiteto especializado nessa área tem por função acompanhar a obra depois da entrega do projeto executivo. Ele é quem tem a responsabilidade de fiscalizar a construção, em relação às leis que regem o urbanismo local, bem como a compra de materiais, etapas, prazos, etc.

Há milhares de obras sendo iniciadas todos os dias, no país. Muitas delas necessitam de um profissional da arquitetura para acompanhar de perto o projeto e garantir que o resultado será satisfatório. Portanto, ser especialista nesse nicho é uma ideia interessante a se ter em mente. 

                                                          PLANILHA CALCULADORA DE MATERIAIS


3 – Urbanismo

Planejamento urbano é uma das áreas mais importantes dentro da arquitetura. Isso porque o profissional que atua nessa área tem sob sua responsabilidade o planejamento de bairros, cidades, regiões inteiras. Dá para imaginar a dimensão dessa tarefa? Muito interessante, não é?!

Nem todo mundo sabe, mas uma cidade, bairro ou região, quando é planejada, necessariamente passa pelo olhar e trabalho de um arquiteto urbanista. E se um lugar é harmônico, funcional, fluído, agradeça a essa área da arquitetura e aos profissionais que nela atuam.

Geralmente são projetos de grande porte, mas a remuneração é proporcional à responsabilidade e ao volume de trabalho. É uma área especial, dentro da arquitetura, sem dúvida alguma, principalmente com o aumento crescente de novos bairros, cidades e da densidade populacional.


4 – Paisagismo

E se eu falei em planejamento urbano, consequentemente não posso deixar de fora o famoso paisagismo.

Trata-se de uma área da arquitetura que pensa espaços de modo que se harmonizem e dialoguem entre si, a fim de interagirem com tudo ao redor e principalmente com quem transita por deles.

O paisagista, como é chamado o profissional dessa área, pode atuar com projetos naturais e urbanos, em residências, prédios comerciais, comércios, locais públicos, etc.

Fazem parte de suas incumbências a análise da topografia do local, a busca pela aprovação do projeto arquitetônico perante os órgãos governamentais responsáveis e, claro, o gerenciamento da execução.


5 – Iluminação

E por falar em paisagismo, existe uma área da arquitetura chamada luminotécnica. O nome é esquisito, mas o trabalho é importantíssimo e presente em todo e qualquer projeto. Convenhamos: quem, na cidade, vive sem luz? Pois é!

O arquiteto desse nicho se especializa em “Lighting Design” (design de iluminação). E, apesar dos nomes estranhos, nada mais é que o planejamento da luz em determinado ambiente, com foco tanto na parte funcional quanto estética.

Um light designer tem em suas mãos a responsável da análise do ambiente, do cálculo luminotécnico, da escolha dos luminares e diversas outras atividades que visam proporcionar conforto e beleza ao lugar no qual se executa o projeto.



6 – Restauração

Sabe aqueles programas de TV em que há sujeitos de coletes, luvas, máscaras e diversos paramentos, trabalhando em paredes, escadas, abóbadas, etc.? Então, eles são arquitetos especialistas em restauro de edificações.

Eis aí uma área para quem gosta de História. Isso porque o profissional desse nicho se especializa em construções antigas, documentos, objetos e obras artísticas em geral.

Vale lembrar que o arquiteto dessa área acaba por saber um pouco de biologia, química, etc., porque necessita saber sobre cada material restaurado, especificidades acerca de umidade, temperatura, tintas, etc.


7 – Arquitetura promocional

Se você já viu um stand pela cidade, mostrando um apartamento decorado, então sabe mais ou menos como funciona o trabalho de um arquiteto promocional.

Trata-se de uma área de atuação voltada para projetos comerciais, eventos, feiras, entre outros. É a decoração de stands, lojas, espaços destinados a divulgação de determinada marca e assim por diante.

Um dado importante: segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), O Brasil é o país que mais sedia eventos desse tipo em todo o continente latino-americano.

Eis aí uma carreira promissora. Basta olhar ao redor e ver quantos stands para promoção de venda de apartamentos existe na cidade. Portanto, arquitetos que se interessam por design de interiores podem olhar com mais atenção para essa área. 

Para melhor desempenho nesta área nada melhor do que dominar maquetes eletrônicas, indicamos um material muito bom para você ficar expert nisso, basta clicar aqui!!



8 – Carreira acadêmica


Só tem arquiteto formado no mercado porque existe professor de arquitetura. Perdoe se a colocação parece óbvia, mas é justamente para mostrar a importância dessa área da arquitetura: o âmbito acadêmico.

Se você gosta de estudar sobre arquitetura, aprofundar-se, é comunicativo, então pode ser que esteja diante de um nicho interessante para você. Que tal essa combinação: estabilidade + boa remuneração? Pois é! Faça um mestrado, entre em uma universidade e sinta essa sensação.



9 – Fotografia

A princípio pode soar estranho, mas calma! Eu explico! A arte da arquitetura e a da fotografia estão intimamente interligadas. Sempre estiveram e sempre estarão. Eis aí, portanto, uma área de atuação extremamente duradoura.

Quer um exemplo da importância da fotografia na arquitetura? Pense rápido: qual a primeira coisa que seus olhos procuram quando você está pesquisando sobre projetos arquitetônicos e decoração? Fotografia! Claro! Isso é óbvio.

Veja bem: como acha que aquelas fotos maravilhosas vão parar nos sites e páginas de redes sociais? Pois eu te respondo: muitas delas são clicadas por fotógrafos arquitetos. Sim! Porque quem melhor que eles, que conhecem a fundo os elementos, as partes mais importantes, os melhores ângulos para enfatizar, as demandas desse nicho mercadológico? Só mesmo um profissional de arquitetura pode fazer esse trabalho de modo tão satisfatório.

Um bom fotógrafo tem um olhar atento, mas quando se trata de design de interiores, por exemplo, um arquiteto dessa área terá uma visão muito mais aprofundada, mais ciente do que está diante de si. E o resultado disso são esses trabalhos fantásticos que podemos ver na internet, em revistas, etc.

Você, caso se especialize nessa área, pode ser contratado por escritórios de arquitetura ou trabalhar como autônomo, fazendo fotos para arquitetos que desejam divulgar seus trabalhos. Um Programa muito importante que você deve dominar aqui é o Photoshop, aprenda com os melhores clicando aqui!

                                                                        



10 – Design de jogos eletrônicos

Não se assuste! É isso mesmo que você leu. Design de jogos!

A cada dia que passa os desenvolvedores de jogos para computador e consoles estão mais exigentes. Já viu a dimensão da qualidade das imagens, os detalhamentos dos edifícios, das ruas, jardinagem, interiores das casas? É de uma realidade impressionante. E muito disso se deve aos serviços prestados pelos arquitetos contratados para auxiliarem nesse trabalho.

Alguns estudos recentes apontam o Brasil como um dos 15 países que mais usam jogos eletrônicos. Isso tem sido comprovado com o crescente surgimento de empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos.

Não é um nicho muito conhecido, mas justamente por isso pode ser melhor observado. Afinal, não é todo profissional de arquitetura que se envereda por essa área. Vale a pena verificar de perto as oportunidades, remuneração e o tipo de trabalho a ser feito. Pode ser que seja o que você procura.

Novamente o domínio de maquetes eletrônicas de maneira rápida vai te fazer voar nesse nicho, CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS!!

Conclusão

Como você pode ver, o que não falta são opções de atuação na área de arquitetura. Inspire-se com as dicas, compartilhe este conteúdo e ajude mais pessoas a encontrarem os seus lugares no mercado de trabalho!

E se ainda sim está sem norte e não encontrou seu encaixe, assista este vídeo: Viver de 3D. ASSISTA AQUI!!