Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Para os arquitetos, engenheiros civis e estudantes de uma dessas duas áreas, a rapidez na execução dos projetos é crucial para a otimização de tempo no planejamento de um modelo.

Com o Lumion, é possível mitigar os desafios relacionados a essa tarefa, facilitando a produção de grandes ou pequenos projetos e ainda realizando tudo isso de uma maneira fácil e intuitiva.

Por esta razão, se você quer saber como fazer a importação de um modelo no Lumion, não perca a oportunidade de conferir este artigo. Em seguida, coloque em prática todas as dicas. Você vai se surpreender!

O que é o Lumion?


O Lumion é um software desenvolvido especialmente para proporcionar aos seus usuários uma ótima renderização em 3D. Com fotos realistas em projetos de arquitetura e engenharia civil, ele permite que o usuário visualize com perfeição como o projeto ficará após a conclusão.

Produzida pela empresa holandesa ACT3d, esta plataforma possui suporte para importação de modelos como: REVIT, FORMIT, ARCHICAD, AUTOCAD, SKETCHUP, 3DS MAX e RHINOCEROS. Ou seja, os principais softwares de modelagem no mercado.

Além disso, com a presença da tecnologia LiveSync, ele funciona em tempo real. Dessa maneira, enquanto o usuário está com o Revit em um monitor, é possível fazer a atualização com o Lumion em outra tela simultaneamente.

Não é à toa que este software já é encontrado em boa parte das empresas de arquitetura do mundo e tem clientes em sessenta países. Afinal, esta é uma plataforma líder em sua classe e você pode utilizá-la para redefinir o processo de fabricação de visualizações 3D. Vale a pena!

Qual o diferencial desta plataforma?


O Lumion possui uma vasta biblioteca de detalhes decorativos para cenas internas e externas de um ambiente, como: vegetação, veículos, pessoas, efeitos animados e sonoros, estilos artísticos e texturas dos materiais.

Com ele, também é possível que resolução do seu filme seja em nível alto, com imagem em 4K e ainda panoramas em 360º. Por esta razão, seu principal diferencial é, justamente, a otimização do modelo para fotos realistas em um curto espaço de tempo – mesmo com toda essa qualidade.

Inclusive, a interface deste programa garante que o usuário aprenda suas principais funções em questão de minutos e tenha visualização imediata do que está sendo produzido, em simulações tridimensionais, além de rápidas modificações no modelo.

Isso torna o custo benefício do produto ótimo para quem o adquire, uma vez que ele dispensa o uso de visualizações terceirizadas, reduzindo custos e otimizando tempo. 

Como fazer importação de um modelo no Lumion?


O fluxo de trabalho de importação durante o uso do Lumion é excelente. Isso porque esta plataforma permite que os usuários importem um modelo 3D junto com as texturas e ainda o deixa pronto para renderizar.

Além disso, outro recurso útil é a capacidade de atualizar um modelo. Em especial porque o software faz as alterações que precisa, exporta e salva com o mesmo nome, ou seja, sobrescrevemos o modelo.

Diante disso, o Lumion oferece suporte a muitos formatos em 3D e 2D. Seriam eles:
– Autodesk RealDWG: * .dxf
– Autodesk RealDWG: * .dwg
– Arquivo COLLADA: * .dae
– Arquivo FBX: * .fbx
– Arquivo máximo: * .max
– Arquivo 3ds: * .3ds
– Arquivo objeto: * .obj
– Arquivo SketchUp: * .skp
– Bitmap do Windows: * .bmp
– Joint Photographic Experts Group: * .jpg

Levando isso em consideração, para fazer a importação de um modelo no Lumion, basta seguir as orientações abaixo. Pronto para o passo a passo?

1. Verifique se o nome do modelo e a localização do arquivo não foram alterados desde sua última importação;
2. Vá na guia “Biblioteca de Conteúdo”, abra a parte “Modelos Importados” e selecione o botão “Modo Compilar”;
3. Em seguida, aparecerá um modelo ou um pequeno ícone do seu projeto importado para ser selecionado;
4. Logo depois, pressione as setas para baixo e para cima, a fim de realizar a escolha dos ícones de objetos sobrepostos;
5. No painel descrito como “Object Options”, selecione “Re-Import Model” para começar a reimportar o modelo de sua escolha;
6. O nome e a localização do arquivo serão exibidos quando o cursor do mouse se sobrepor ao ícone do objeto.

Importou seus objetos? Saiba como salvá-los mais rápido


Mesmo a renderização sendo uma prática que leva tempo, ela pode se tornar cada vez mais fácil com a facilidade de diversos formatos para a exportação existentes no Lumion.

Diante deste cenário, algumas dicas podem ajudar a garantir que esse momento seja feito de forma ainda mais rápida. Para isso, é preciso que você diminua alguns itens adicionados ao seu projeto, como:

– A quantidade e a resolução das texturas dos materiais e objetos colocados em cena;
– Os efeitos de filme e foto utilizados, particularmente do efeito Sky Light e Hyperlight;
– Os holofotes (que são chamados de sombras dinâmicas) e os efeitos de iluminação global;
– A “Luz do Céu em Reflexos Planos”, bem como os demais efeitos de reflexão;
– As grandes superfícies inseridas em Materiais de Grama 3D;
– As texturas de vídeo adicionada nos materiais;

Além disso, é interessante evitar usar precisão em luzes distantes e optar por utilizar a opção Memory ou Speed. Inclusive, outro ponto interessante é que você aprenda Photoshop.

Isso porque, muitas vezes, essa pode se tornar uma ferramenta muito útil para acelerar o tempo de renderização do seu programa – já que ele permite que você acentue e corrija luzes e sombras, cores e efeitos de profundidade.

Outra sugestão é encurtar a qualidade de saída, os frames por segundo e a resolução de saída, uma vez que eles podem ajudar no tempo. Afinal, um clipe de tamanho 1280×720 pixels, com 3 estrelas de qualidade e 25 fps renderiza muito mais rápido do que um de 3840×2160 pixel, de qualidade 5 estrelas e 60 fps. Portanto, atente-se a esses detalhes.

Por último, considere a atualização do seu hardware. Em especial porque essa função permite a correção de erros, aumenta a segurança, adiciona novos recursos com tecnologia avançada e pode melhorar a estabilidade e o desempenho durante as horas de uso no seu computador.

Está interessado em aprender mais?


Por todos seus benefícios explicitados ao decorrer do texto, o Lumion é, sem dúvidas, o software mais recomendado para os seus projetos. Ainda assim, para a obtenção de um uso mais aprofundado sobre todas as funções que a plataforma oferece, será requisitado investir mais em seus estudos.

A Gepexpert é uma empresa que conta com uma equipe especializada em cursos de gestão e projetos na área de construção civil, design e arquitetura.

Com isso, nossa companhia visa a qualidade de vida e se preocupa com o bem-estar do cliente no espaço construído, além de ofertar a oportunidade de agregar ainda mais conhecimento sobre o Lumion e outros softwares aos seus alunos. Acesse o nosso site para saber mais e se torne expert na plataforma que você tanto busca!