Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Lumion é um programa que foi desenvolvido para resolver um dos maiores problemas de profissionais de arquitetura: criação rápida. Como esta é uma renderização na placa gráfica, isso é extremamente ágil e permite criar boas imagens e visualização em tempo real.

Com este software, você pode inserir texturas, iluminação, adicionar objetos e imagens de renderização final ou vídeos em um curto período de tempo.

A velocidade com a qual Lumion pode gerar imagens de alta qualidade certamente é uma chave para qualquer projeto e é também o que torna esse programa destaque no mercado. Mas mesmo assim, a velocidade da renderização também é determinada pelo conjunto de ferramentas disponíveis e por meio de configurações e recursos da cena.

Pensando nisso, destacamos as principais funcionalidades do Lumion na renderização das imagens. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo!

O que é o Lumion?



Lumion é um software de renderização de fotos em tempo real para edifícios produzido pela empresa holandesa ACT3d. Ele tem suporte à importação de modelos gerados nos principais softwares de modelagem (REVIT, FORMIT, ARCHICAD, AUTOCAD, SKETCHUP, 3DS MAX e RHINOCEROS).

Depois de importar o modelo, no Lumion, além da enorme biblioteca de projetos, você também pode usar ferramentas locais simplificadas e intuitivas para modelar o terreno, tais como vegetação com múltiplas espécies (o Lumion 10 adiciona vegetação com alto nível de detalhe).

Esse software é essencial para decorar maquetes, cenários interiores e exteriores, cenários de veículos e personagens. Ele dispõe ainda de um sistema de efeitos, partículas e estilos artísticos e um sistema de materiais que pode configurar a textura do projeto em tempo real, de uma forma muito simples.

É notório que esse sistema tem tudo que você precisa para dar vida ao projeto, gerar imagens de alta resolução, vídeos de até 4k e panoramas de 360 graus.

Requisitos necessários



Para quem pretende utilizar esta ferramenta, essa é uma questão muito importante. Como qualquer outro software, ele apresenta alguns requisitos relativos à configuração do computador (ou seja, seus componentes). Se a capacidade de processamento for insuficiente, o programa não pode ser usado corretamente. Como você pode imaginar, este sistema requer uma máquina potente.

A seguir, apresentamos as configurações mínimas necessárias para a operação normal do programa, mas com elas a funcionalidade ainda é limitada. Qualquer valor abaixo deste valor significa que você enfrentará grandes dificuldades, mesmo nos aspectos mais básicos do software.

Obviamente, isso não é ideal para profissionais de construção ou engenharia, já que limita sua capacidade de trabalho. No entanto, se for uma emergência, um pequeno projeto ou você apenas deseja praticar antes de usá-lo em algo mais complexo, você pode tentar usar o programa em um computador com as seguintes configurações:

• Placa de vídeo de 3GB;
• Processador AMD ou Intel acima de 2.0GHz;
• Unidade de armazenamento SATA3 SSD;
• Windows 10 64bits;
• Memória RAM de 16 GB;
• Espaço em disco mínimo de 30 GB disponíveis.

Com esses requisitos, o profissional também deve se limitar a projetos menores, do tamanho de uma pequena casa, com poucos detalhes.

Dicas para renderização da imagem



O termo “renderização” refere-se a um processo que permite a obtenção de imagens digitais a partir de um modelo tridimensional por meio de um software específico.

Essas imagens são projetadas para simular de forma realista o ambiente fotográfico, materiais, iluminação e objetos do projeto e modelos 3D.

Renderização é uma imagem gerada por um computador com base na modelagem 3D com base nos dados do projeto. O modelo geométrico criado desta forma é coberto com a mesma imagem (textura) e cor do material real e, então, iluminado com uma fonte de luz que pode reproduzir a luz natural ou artificial.

Se os parâmetros são definidos como uma imitação dos parâmetros existentes na natureza (luz solar real, textura de alta definição, fotos com perspectiva real), a renderização pode ser chamada de foto real.

Há poucos anos , o chamado “desenho técnico” (na forma de CAD 2D) ainda dominava o campo do desenho. Consistia nas ferramentas utilizadas pelos designers para fornecer todas as informações necessárias: altura, elevação, distância da estrada, volume, espessura da parede e superfícies circundantes.

No entanto, esses designs estavam limitados. Hoje, a situação está mudando. Em razão do contínuo desenvolvimento da área da computação gráfica, para o mesmo desenho e apresentação de projetos aos clientes, pode-se obter uma série de vantagens antes inimagináveis.

Como acontece com a maioria dos softwares e aplicativos, quanto maior o nível de detalhe (LOD), maior o tempo de renderização e o tempo de uso da memória. Portanto, tente usar muitos polígonos apenas na área próxima à câmera e, quando o objeto se afastar, você pode reduzir gradualmente os polígonos e os detalhes.

Isso ajuda a acelerar o processamento e a renderização sem afetar a qualidade da visualização. Usar a luz mais distante na memória ou opções de velocidade irá acelerar a renderização de forma que as sombras não serão atualizadas a cada quadro.

Se a própria luz se move em certas áreas (como fotos em close-up em ambientes internos), a precisão da iluminação é aplicada apenas a certas sombras próximas à luz.

O ângulo aberto acabará por expor muitas informações na cena ao mesmo tempo, o que aumentará bastante o tempo de processamento da imagem. Tente manter os ângulos abertos em apenas alguns ambientes e foque nos detalhes com criatividade e bons olhos de fotógrafo.

Todo arquiteto quer mostrar suas ideias com o máximo de fidelidade e estilo possível. No entanto, muitos detalhes e elementos podem tornar a renderização muito lenta. Portanto, antes de começar a renderizar o ambiente, tente simplificá-lo evitando objetos com muitos detalhes e polígonos (não destacados), muita luz e sombra a serem processadas na cena e um grande número de objetos usados apenas para compor o ambiente.

Ao buscar agilidade na renderização, o uso de texturas também deve ser otimizado. Os materiais com superfícies brilhantes, espelhadas ou transparentes precisam renderizar a luz refletida, portanto, é necessário mais tempo. De maneira geral, recomendamos que você procure equilibrar efetivamente o estilo.

Quer aprimorar seus conhecimentos em Lumion? Entre em contato conosco e conheça agora nossos cursos imperdíveis!