Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Se você é arquiteto, engenheiro civil ou estudante de uma dessas áreas, com certeza já ouviu falar ou conhece bem o conceito do programa Lumion. Um software desenvolvido para resolver um dos maiores problemas da profissão: a criação rápida.

Ágil e com renderização em 3D, esta plataforma cria ótimas imagens e vídeos em pouco tempo. Além disso, com ele você pode: iluminar, texturizar, inserir objetos e dar um upgrade naquele projeto antes de enviar para o cliente.

Acredite, sua profissão já requer muitos desafios e criar um projeto para impressionar um cliente e fechar negócio não precisa ser mais um deles. Por isso, confira as principais dicas para lidar com o programa e descubra como criar os melhores vídeos e animações possíveis. Acompanhe a leitura:

Utilize as funcionalidades para apresentar detalhes



A fim de que o cliente (ou até mesmo um gestor) observe com detalhes o que você está querendo mostrar, tente passar pelos objetos de modo devagar o suficiente para que o ambiente seja apreciado com calma.

Para isso, você pode tentar tirar duas fotos muito próximas uma da outra no Lumion e fazer um único clipe. Além disso, outra possibilidade é aproveitar do efeito “câmera de mão” que a plataforma disponibiliza.

Afinal, ele simula uma pessoa andando por todo o espaço e, até mesmo, olhando para cima. Logo, quem estiver visualizando o vídeo conseguirá ter uma noção completa de todos os detalhes e se sentir como se estivesse, de fato, no ambiente. 

Atente-se ao fundo



Preste muita atenção aos detalhes e certifique-se que o plano de fundo do seu projeto esteja coerente com a imagem que você deseja passar. Em especial porque, mesmo que ele esteja desfocado, é importante que consiga construir uma cena realista, tornando-se assim mais fácil para os demais entenderem.

Logo, tenha cuidado ao preencher os espaços vazios do seu projeto, evitando colocar detalhes demais e apenas acrescentando o que é ideal, como pessoas passeando com seus cachorros, por exemplo.

Isso cria o conceito de que você imaginou como seria o convívio delas no ambiente, o que é um ótimo sinal. Ainda assim, não precisa exagerar nos pormenores relacionados a elas. Sombras e silhuetas já serão suficientes.

Faça muitos clipes para direcionar o que realmente importa



Ao invés de criar um único filme longo, dê origem a clipes curtos que fixem a atenção. Para tal, comece e termine em pontos cuidadosamente escolhidos por você, enfatizando o que mais deseja em seu modelo.

Inclusive, fuja de ângulos muito abertos dos ambientes, uma vez que eles acabam expondo uma série de informações ao mesmo tempo e também podem estourar devido à claridade.

Aliás, se esta visão geral for importante, utilize alguns comandos do Lumion para adicionar uma quantidade de nuvens para o dia e para a noite, bem como acrescentar o posicionamento do sol e da lua. Isso deixará o seu produto ainda mais realista e dará aquele charme na versão final.

Contudo, caso acredite que estes elementos estão distraindo o seu público, você tem a opção de adicionar suavidade das nuvens para desfocá-los ou desligar qualquer efeito que pareça exacerbado.

Uma vez que tudo estiver pronto, estruture estes frames na sequência correta da história que você quer contar e certifique-se de que tudo permanecerá conectado.

Tenha estratégias para os ambientes menores



Independente da direção que você optar em cada clique, faça movimentos lentos e ordenados. Para isso, tente mover a câmera naturalmente, fazendo com que ela flua com sutileza e passe uma ótima impressão para quem assiste.

Ademais, para ambientes pequenos, uma dica é controlar a distância focal no seu equipamento. Isso porque, quanto maior for a milimetragem da lente, mais o programa aproxima o que está no fundo. E quanto menor ela for, maior será o distanciamento, capturando tudo o que é necessário.

Aliás, se é de espaços pequenos que estamos falando, você também pode optar pela ferramenta Clip Plane para criar planos de corte no seu modelo. Isso porque ele tem o objetivo de não limitar o posicionamento da sua câmera, permitindo que ela capture todo o local.

Ainda assim, aqui vai uma sugestão extra: tome cuidado com as sombras que podem surgir, já que esse corte deixa a luz entrar. Então, fique esperto!

Tenha cautela com os efeitos animados



Há inúmeros efeitos no Lumion que podem ser utilizados para enriquecer o seu vídeo. Ainda assim, dois deles chamam bastante atenção. Sendo:

– A visualização da ortografia arquitetônica, que gera vistas do plano, de seção e de elevações isométricas;
– A animação, como de filmes onde as paredes de uma casa surgem do nada, raios de chuva, gotas escorrendo pela janela, fogo volumétrico, sombras, mapas de satélite.

Eles são lindos e amplamente atrativos. No entanto, é importante ter em mente que é preciso ter cuidado com o modo como são exibidos. Afinal, esses efeitos em modo rápido ou até mesmo em excesso podem acabar roubando toda a atenção para si – e não é isso que queremos, certo?

Invista ao máximo em realidade



Se você quer que o indivíduo a visualizar o seu projeto se sinta verdadeiramente dentro daquele espaço, é importante que ele pareça o mais natural possível.

Sendo assim, considere sempre o uso de tonalidades ou de uma paleta que esteja mais próxima da realidade. Se necessário, use também o efeito de plano de cor para torná-lo ainda mais fidedigno.

Além disso, nunca se esqueça de adicionar reflexos em espelhos, vidros e planos de água. Pode parecer simples ou até irrelevante, mas esses pormenores podem mexer com o emocional e dar a sensação de lar que essas pessoas precisam para se convencerem e quererem o projeto.

Quer aprender mais sobre Lumion?



A GepExpert é uma empresa especializada em cursos que oferecem aos seus alunos a possibilidade de aprender a trabalhar com os programas voltados para este segmento, tal qual o Lumion.

Por isso, não perca tempo. Investir em você e em sua profissão é uma forma de se manter atualizado e, acima de tudo, de seguir ofertando o melhor para os seus clientes. Acesse o nosso site para saber mais e faça o seu curso sobre vídeos e animações que você sempre quis!