Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Existem diversos programas utilizados no ramo da arquitetura, cada um deles com seus pontos fortes e fracos. E, nem sempre é uma tarefa fácil escolher um software para realizar os seus projetos arquitetônicos.

Sendo assim, reunimos aqui os 9 programas mais usados com as principais características que eles possuem. Confira todos para decidir qual deles é o melhor para você.

1. AutoCad



O primeiro da lista não podia ser outro senão o AutoCad, já que é um dos mais conhecidos entre os profissionais de arquitetura. Seja dito de passagem, a maioria das vagas para trabalhar em escritórios solicita, pelo menos, um pouco de conhecimento nele.

Apesar disso, o seu propósito inicial não era a arquitetura. Ele foi criado para a área de engenharia industrial, mas, por ser intuitivo e fácil de usar, também foi aderido pelos arquitetos.

Mas não se engane, mesmo sendo fácil de usar, comparado aos outros programas, não é raro que seja necessário um curso para aprender a como usar todos os seus recursos.

O AutoCad facilita a modelagem de desenhos e maquetes em 2D e 3D, deixando que sejam armazenados na nuvem, o que traz mais segurança. Além disso, é possível fazer anotações sobre os projetos enquanto estão sendo desenvolvidos.

Infelizmente, como a maioria dos programas usados no ramo de arquitetura, não é gratuito. Mas vale a pena investir neles para ter um bom resultado final.

2. Revit



Diferente do AutoCad, o Revit é um programa voltado propriamente para a arquitetura. Inclusive, está substituindo dentro dos escritórios de arquitetura devido às facilidades que ele proporciona. Inclusive, já é bastante usado nos Estados Unidos.

Ele usa tecnologia BIM, que significa Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações de Construção.

Este tipo de tecnologia se caracteriza por sua inteligência ao projetar as construções. Cada alteração é registrada automaticamente no modelo 3D. Assim, são evitados erros, o que torna o planejamento mais autêntico.

Ainda, o Revit permite inserir informações precisas como cálculos e materiais para realizar uma maquete eletrônica altamente realista. Desse jeito, fica fácil desenvolver todo o projeto apenas em um lugar, sem precisar recorrer a outros programas. Para dominar o BIM sugiro aprofundar-se no Révit clicando aqui! 

3. ArchiCAD



Sendo o principal concorrente do Revit, o ArchiCad também é um software específico para arquitetos.

Aliás, os dois programas são bastante similares, com interfaces intuitivas e uma série de recursos técnicos que auxiliam o arquiteto a ter uma melhor performance.

Ainda, da mesma forma que ajuda no desenvolvimento de edificações de forma inteligente usando tecnologia BIM, também possibilita trabalhar com CAD (Computer Aided Design).

4. Lumion 3D



Para quem não tem muito conhecimento sobre animação ou experiência com aplicações desse gênero, o Lumion 3D é ideal para ajudar com essa tarefa.

O grande diferencial dele é a facilidade que proporciona na hora de criar vídeos e animações, dado que possui uma biblioteca particular para isso.

Dessa forma, o arquiteto pode elevar o nível do seu trabalho, entregando apresentações muito mais atrativas para o cliente. 

Se você já conhece esta ferramenta e quer melhorar seu desempenho conheça o Brasileirando o Lumion  clicando aqui. 

E Carros Pack Prime clicando aqui. 

5. Promob



Se você prefere trabalhar na área de arquitetura de interiores, o Promob é o melhor programa para isso. Ele foi projetado principalmente para auxiliar no planejamento de interiores.

Nele, o profissional consegue visualizar e determinar as características dos móveis, como as medidas e a quantidade de material necessária. Ainda por cima, conta com uma seleção de elementos de mobília e decoração para facilitar ainda mais o trabalho do arquiteto.

Mesmo não possuindo uma imagem tão realista quanto outros softwares, se preferir, o projeto pode ser exportado para outros programas que consigam atribuir um visual mais real.

O melhor curso de promob que indico hoje é o Dr. Promob, você pode acessar ele clicando aqui!! 

6. SketchUp



Recentemente, o SketchUp foi comprado pela Google, o que mostra o quanto é relevante entre os programas de maquete eletrônica, sendo muito bem avaliado tanto por estudantes como por profissionais.

Um grande diferencial dele é que possui uma versão gratuita (MAKE). Mesmo assim, para o uso profissional se recomenda a versão paga (PRO), visto que disponibiliza mais funções para representar os projetos de forma mais completa.

É possível criar modelagens 3D, alterando características como cores, texturas, luz, sombra, medidas e mais. Desse modo, ao inserir um plugin, o arquiteto consegue criar maquetes altamente realistas.

 

Aprenda Sketchup com os melhores rápido e acessível, clique aqui! 

7. 3DSMAX



Como indica o próprio nome, o 3DSMAX é um software de modelagem 3D. Embora seja muito usado para a criação de jogos e personagens, é muito útil para quem trabalha no ramo da arquitetura.

Do mesmo jeito que o Lumion 3D, também é uma ótima opção para produzir animações e vídeos. Além do mais, é compatível com o uso de plugins, como o V-Ray, para otimizar seus trabalhos. 

Seguimos sempre indicando os melhores conteúdos de experts na área, clique aqui!!

8. V-Ray



Na verdade, o V-Ray não é um programa de modelagem, mas sim um plugin. É usado para modificar projetos já prontos, realizando a renderização e podendo ser instalado em outros programas, como o 3DSMAX e SketchUp.

Isso torna a maquete muito mais realista e com melhor acabamento, trazendo mais profissionalismo ao seu trabalho. SAIBA MAIS!!

9. Adobe Photoshop



Por último, o Adobe Photoshop talvez seja o mais conhecido desta lista, pois não é usado apenas no ramo da arquitetura. Amplamente usado por fotógrafos, designers e profissionais da web, ele permite a edição de imagem e vídeo.

Na arquitetura especificamente, é usado para humanizar os projetos na pós-produção. Obviamente, o arquiteto não trabalha sozinho, precisando dialogar e apresentar os resultados aos clientes. E o Photoshop é o programa ideal para ajudar nessa tarefa.

Assim, ele tem diversos recursos como:

• Edição em camadas;
• Controle de luz, cores, saturação etc.;
• Aplicação de efeitos;
• Criação de animações.

Invista em um bom computador



Pode não parecer tão importante, mas investir em um bom computador faz toda a diferença na hora de trabalhar. Muitos dos programas utilizados na arquitetura são pesados e exigem uma boa máquina para funcionar corretamente.

Caso contrário, o computador pode ficar travando constantemente, diminuindo a produtividade e pode até fechar os programas sem prévio aviso. Portanto, você corre o risco de perder os progressos feitos. Além de que, convenhamos, é muito frustrante lidar com isso.

Logo, compensa investir em um computador de qualidade, com um bom processador, memória RAM e armazenamento. Talvez pareça caro no começo, mas posso assegurar que vale a pena, uma vez que aumenta consideravelmente o rendimento do seu trabalho. 

Gostou? Não perca tempo e conheça já o curso completo dos 3 melhores programas para arquitetura!                                                                                      CURSO AQUI!!