Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Todo projeto arquitetônico busca transmitir personalidade, por isso a escolha do estilo do imóvel é tão importante. Como existem diversos tipos de projetos diferentes, é muito importante buscar referencias de novas ideias e inspirações para o seu empreendimento.

Ao longo dos séculos, a arquitetura foi se transformando e se moldando de acordo com a realidade e necessidade da humanidade, se inspirando em diversos aspectos, movimentos e escolas. Por essa razão, a escolha do estilo do seu projeto arquitetônico definirá personalidade do imóvel, influenciando, inclusive, nas escolhas decorativas, detalhes estruturais e funcionalidade dos ambientes.

Para ajudá-lo, trouxemos alguns estilos arquitetônicos para servirem de inspiração para o seu projeto, continue com a gente!

Estilo Minimalista 



Tendo surgido no século XX, o estilo minimalista fez cabeça daqueles que preferem uma pegada mais clean e limpa em seus projetos. As construções nesse estilo costumam ser mais sérias, com linhas destacadas e a utilização de espaços abertos. A ideia geral desse estilo é o conceito de “menos é mais”.

Uma forma de aplicar esse estilo em seu projeto, é utilizar formas mais geométricas e rígidas, bastante utilização do preto e branco e formais mais simples. É bastante utilizado também, a utilização de concreto, madeira e metais em seus acabamentos, para harmonizar o ambiente e conferir um toque mais aconchegante. Um projeto minimalista não utiliza recursos desnecessários e dispensáveis, sendo muito mais funcional e focado na praticidade desses ambientes.

Estilo contemporâneo 



Esse estilo surgiu na pós-modernidade, na década de 80. Essa inspiração possui diversas características relacionadas à sustentabilidade aliada ao conforto, sendo a sua principal diferença desse estilo para a arquitetura moderna, que consta da década de 20. É uma arquitetura elegante, porém sem exageros.

Ele possui as seguintes características:

Minimalismo: ideia livre de excessos, com iluminação natural, estruturas limpas e sem ornamentação, espaços simples e geométricos etc.
Sustentabilidade: estabelecer harmonia entre a natureza e a funcionalidade.

Tecnologia: a tecnologia é utilizada desde a concepção do projeto até a implementação das funcionalidades do ambiente.
Elementos de alto padrão: não é por ser simples e sustentável que o projeto será feito de qualquer forma. Os métodos e materiais utilizados são de alta qualidade.

Contraste: valorização das formas irregulares e fragmentadas, sendo muito futurista.

Materiais: é comum a utilização de metais, vidros e mármore nesse tipo de construção, principalmente nos projetos de alto padrão. Também são utilizados os detalhes em madeira e alvenaria.

Estilo Escandinavo 



O estilo escandinavo é muito marcante, tendo surgido na cultura nórdica em países como a Finlândia e a Noruega. Apesar de ser voltado para regiões mais frias, esse estilo pode ser adaptado para outros projetos.

Na arquitetura escandinava, é comum a utilização de madeira, tanto em pisos quanto em paredes estruturais, além de possuir um estilo de teto bem característico, com linhas retas de madeira. Por tornar os ambientes mais quentes e proporcionar um isolamento térmico, é possível adaptar o estilo para decks e varandas.

Tudor 



A principal inspiração para o estilo Tudor são as casas de camponeses comuns da era medieval. Dessa forma, a fachada dessas residências são muito características, geralmente em cores claras com detalhes em marrom. São conhecidas por serem residências de luxo, sendo muito elegantes e com uma personalidade arquitetônica bem definida.

Outros materiais também são muito utilizados nesses projetos, como pedras, tijolos aparentes e frisos de madeira. Nas portas e janelas são utilizados madeira e vidro, além de possuir um telhado bastante acentuado. É muito comum também a presença de chaminés.

Estilo moderno 




O estilo moderno possui linhas geométricas bastante acentuadas e retas, sendo utilizado bastante concreto. São estruturas bastante marcadas, com janelas bem geométricas e lineares, fachadas limpas e ambientes funcionais.

É possível também encontrar elementos de natureza nos projetos modernos.

Estilo rústico 




Os dois aspectos principais no estilo rústico é o retorno à simplicidade e o contato com a natureza. Diferentemente dos padrões comuns nas construções das grandes cidades, a arquitetura rústica foge muitos desses aspectos modernos. Nesses projetos, é muito como a presença de materiais mais naturais e crus, como madeiras e pedras. No que diz respeito às cores, é muito utilizado tons terrosos, como marrom, ocre e verde musgo, sendo muito remetido à natureza.


É um tipo de projeto que sempre irá remeter ao que é orgânico, utilizando elementos naturais e mais rústicos, como paredes estruturais de madeira, fachada com composição de pedras etc. O telhado costuma ser feito no estilo cabaninha, com ângulos retos, como o que é visto muito em sítios e casas de fazenda. Para suavizar essas características mais brutas, é comum a presença de elementos mais modernos, como pé direto alto e porta de entrada elegante.

É um estilo bastante contemporâneo em sua estrutura, mas com muitos elementos naturais, como lareira, revestimento em pedra e pergolado de madeira. Esse tipo de construção apresenta janelas e portas largas, ornando muito bem com a utilização de vidro.

Em seu acabamento, é comum a presença de piso de cimento queimado e escadas de madeira, que conferem ao projeto um aspecto bastante rústico e simplista. São valorizados os elementos puros, não imitações. É facilmente encontrado nesse tipo de projeto a presença de muros com plantas, a fim de estabelecer um vínculo da construção com a natureza, tornando o ambiente mais harmônico.

Esse tipo de projeto confere uma personalidade bastante específica, sendo muito importante entender o gosto de quem irá utilizar o espaço. Apesar de ter características muito funcionais, os projetos possuem uma característica bastante simplista e marcante, se comparada aos outros estilos arquitetônicos.

Caso não queira todo o projeto rústico, é possível adaptar o estilo a apenas um ambiente, como uma área de lazer, espaço gourmet ou uma sala de estar.

Tenha em mente que o estilo a ser escolhido deve ser compatível com os gostos e estilo do proprietário, além de ser necessário levar em conta que todo o projeto decorativo dos ambientes deve funcionar de forma harmônica com a arquitetura.


O que você achou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e acesse o nosso site para conhecer todos os nossos cursos e serviços!