Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Atualmente, realizar o tratamento de imagens, por meio de softwares de edição, é indispensável em diversas profissões, sendo uma delas a arquitetura. Por isso, um curso que pode ser o diferencial no seu currículo é a especialização em pós-produção em Photoshop. Para explicar um pouco mais sobre a importância desse tipo de especialização, confira este artigo que preparamos para você!

Primeiramente: o que é Photoshop?

Antes de entender do que se trata a pós-produção, vamos conhecer o Photoshop e a sua importância para Arquitetos, Projetistas e Designers. O Photoshop é um software de criação e edição de imagens, que foi criado pela Adobe Systems. No mercado de editores profissionais de imagens, designers gráficos e produtores de imagens, esse é o programa líder.

Esse software possui inúmeros recursos para os profissionais de arquitetura, possibilitando trabalhar a imagem com a melhoria do contraste, iluminação, nitidez, luzes, sombras, matizes, filtros, entre outros. A etapa de pós-produção nem sempre tem o seu devido valor reconhecido, mas ela pode ser um diferencial e agregar muito valor à apresentação do seu projeto, além de ser possível economizar tempo na modelagem de um contexto urbano para inserção no Google Earth, por exemplo. A pós-produção pode ser a maior vantagem competitiva do seu projeto arquitetônico.

Como o Photoshop pode ser aplicado no seu projeto?

Vamos começar esse tópico com a principal vantagem do Photoshop: através desse software, o arquiteto tem a possibilidade de humanizar as suas cenas renderizadas. Ou seja, por meio dos layers (camadas), é possível humanizar os seus renders, adicionando vegetação, escalas humanas, veículos, materiais, luzes e sombras, permitindo uma foto do seu projeto final.

Dentro do Photoshop, o arquiteto poderá editar os detalhes da renderização do seu projeto, podendo trabalhar cores e luzes, por exemplo. Isso permitirá que você entregue um resultado de melhor qualidade e otimize o seu tempo de trabalho, uma vez que não haverá a necessidade de renderizações desnecessárias.

Diferencial do Photoshop para a Arquitetura

Para muitos, o Photoshop é apenas um programa para tratamento de fotos, mas ele pode ir muito além disso. Ele possui inúmeras ferramentas, que permitem que qualquer renderização que tenha vindo de qualquer outro programa para modelagem tridimensional seja devidamente tratada e melhorada.

Esse software suporta diversos formatos de imagens e também permite que essas imagens sejam exportadas para diferentes fins. Um exemplo disso são os arquivos .png ou .tiff (que deixa a imagem com o fundo transparente).

Uma das grandes vantagens do Photoshop é que a sua plataforma é muito flexível e pode ser utilizada em consonância com diversos softwares, não somente aqueles que foram desenvolvidos pela Adobe. Por exemplo, você pode utilizar o Photoshop juntamente com o Illustrator (que é o maior software vetorizador do mercado) ou o InDesign (o maior diagramador do mercado).

Alem disso, por meio da sua utilização, é possível valorizar os desenhos técnicos presentes no seu projeto, conferindo mais vida e dinamismo às suas plantas, elevações e cortes. Dessa forma, com uma apresentação otimizada, os desenhos terão uma compreensão muito melhor, com mais paisagismo e realismo.

O conceito de pós-produção de imagens nos projetos arquitetônicos e de design de interiores, não existiria sem a utilização do Photoshop, que pode elevar o nível de qualidade dos seus renders e projetos, conferindo um resultado mais profissional aos seus trabalhos, sendo uma ferramenta vital para se obter um resultado diferenciado.

É importante lembrar que a utilização do Photoshop pode economizar muito tempo de trabalho, uma vez que realizar todo o trabalho no renderizador pode demandar muito mais tempo e não entregaria um resultado tão bom quanto o obtido no Photoshop. Você também pode utilizar esse software para tratar a imagens que já foi renderizada em outros programas, sendo possível agregar diversos elementos que tornam o seu projeto mais humanizado e realista.

Os projetos que são tratados no Photoshop, são mais compreensíveis pelos clientes, criando uma sensação maior de proximidade e realidade naquela imagem que está sendo vista. A seguir, veja a importância de uma especialização em pós-produção na sua carreira de arquiteto.

Enfim, o que é a Pós-Produção?

Esse termo é citado em grupos de 3D e em debates do ramo da arquitetura ao redor do mundo. Mas o que exatamente é a pós-produção, quais são suas vantagens e os benefícios que ela pode trazer para a sua carreira?

Se considerarmos uma definição mais literal, podemos conceituar a pós-produção como o processo que ocorre após a conclusão da produção do projeto, sendo uma etapa de acabamento e finalização. No que diz respeito à pós-produção arquitetônica, essa é a etapa que ocorre após a criação de um 3D e há uma ou mais imagens geradas na renderização. Muitos acreditam que, após gerar o render, nada mais precisa ser feito, mas a pós-produção vai além.

Muitas coisas podem ser feitas nessa etapa, e vamos tratar sobre isso. Após a criação do render, é possível corrigir alguns erros e falhas que possam ter passado despercebidas antes de renderizar o projeto. Não quer dizer que a qualidade da imagem está ruim e é necessário corrigir na pós-produção, e sim que por meio dela é possível entregar um resultado com uma qualidade superior.

Por melhor que tenha ficado a imagens, é sempre possível deixá-la ainda mais perfeita e com um maior impacto visual, esperando extrair de todos aqueles que vão visualizar esse projeto, a melhor resposta e reações ainda mais positivas. É extremamente natural buscar e esperar um resultado cada vez melhor com todo o trabalho que foi realizado.

Para entender melhor, visualize a pós-produção como quando uma pessoa se prepara para uma festa. Mesmo vestindo a melhor roupa possível, todos nos queremos realizar alguns retoques finais, como a aplicação de maquiagem, escolha de acessórios incríveis ou a aplicação daquele perfume maravilhoso que é dedicado apenas à momentos especiais. Considerando dessa forma, podemos entender que a pós-produção visa deixar o que já está bom, ainda mais bonito, com um acabamento de qualidade, valorizando ainda mais o seu projeto.

Dessa forma, um curso de pós-produção em Photoshop pode ser o diferencial que faltava no seu currículo, para fugir do básico e se destacar como um profissional que valoriza os detalhes e entrega qualidade. O objetivo dá pós-produção é conferir o protagonismo esperado com as imagens que foram criadas.

Quais as maiores vantagens da pós-produção?

Como vimos, a etapa de pós-produção pode contribuir positivamente para a qualidade do resultado do seu projeto, mas não é só isso. Veja a seguir os maiores benefícios que a sua execução pode trazer para você!

Ajustes básicos

Existem diversos ajustes básicos que podem ser feitos no seu projeto através da etapa da pós-produção, e entre eles podemos citar: ajustes de cor (como temperatura, saturação e intensidade), exposição (iluminação geral a ser aplicada na imagem), ou até mesmo a adição de um background (fundo, cenário, ou até mesmo um céu). Esses são apenas alguns exemplos dos ajustes que podem ser feitos pelo Photoshop, e o mais importante: de maneira bastante simples e rápida.

Correção de erros

Neste texto não estamos tratando do projeto em si, mas em características da imagem. Exemplo disso são as manchas de iluminação (como incoerências ou até mesmo a falta de iluminação), ajustes de objetos falhados, que ficaram de forma atravessada ou flutuantes, emendas ou repetições de texturas. Esses são apenas alguns exemplos de erros mais comuns, mas são ajustes que podem ser feitos com facilidade no processo de pós-produção do seu projeto.

Mas para isso, é muito importante que seja feito um curso, pois para a utilização das ferramentas, é necessário treinamento. Com o conhecimento necessário, todo o processo será bastante simples e intuitivo.

Adição de efeitos

Não é todo mundo que gosta, mas para quem é fã, é possível adicionar diversos efeitos às suas imagens, como por exemplo:

  • Lens Flares: são aqueles pontos de luz no formato de “estrelas”;
  • Light Trail: esse é bastante comum, é aquele efeito de rastros de luz dos carros à noite, muito utilizado;
  • Fog: efeito de névoa ou neblina, que pode ser aplicado sobre um lago ou uma paisagem urbana ou rural, conferindo um aspecto frio;
  • Caustics: efeito de raios de luz que são refratados ou refletidos em uma superfície curva, como a água de um lago.

Todos esses efeitos e muitos outros podem ser encontrados no Photoshop durante a etapa de pós-produção do seu projeto.

Humanização do projeto

Quando falamos de humanização da imagem, não nos referimos apenas à adição de pessoas à paisagem do seu projeto. A humanização diz respeito também à adição de animais e plantas, por exemplo. O seu objetivo é conferir mais vida e profundidade à imagem, de forma a tornar ainda mais realista para seus clientes. Esse tipo de ajuste também pode ser feito na etapa de pós-produção na imagem.

Aproveitar 100% do potencial das imagens

Se observarmos com atenção, a existência dos Render Elements, presentes nos renderizadores mais consistentes, já demonstram que a etapa de pós-produção já é uma fase esperada nos projetos. Os Render Elements são como cada uma das camadas que, ao se juntarem, formaram o render. Considerando que, essas camadas são consideradas separadamente, é completamente possível controlar cada uma delas na etapa de pós-produção.

Dessa forma, é possível retomar o “status quo” de um ajuste que foi feito erroneamente, ou até mesmo, trocar a cor ou textura de um material na imagem que já foi renderizada de forma bastante simples.

Otimização do tempo de trabalho

Com base em tudo que vimos até agora, fica mais fácil vislumbrar como a etapa de pós-produção pode otimizar o tempo de trabalho necessário para a conclusão do seu projeto. Isso porque você não precisará repetir a renderização de uma imagem para executar cada um dos ajustes e erros que precisem de correção, e muito menos perder horas de trabalho para renderizar aqueles efeitos que citamos para você e muitos outros, que são muito pesados e demandam muito tempo. Essas etapas podem ser feitas com muito mais agilidade na etapa de pós-produção.

Para ajudá-lo a entender como isso funciona, faça uma pesquisa na internet sobre a pós-produção na prática e veja com os seus próprios olhos como essa mágica acontece. Você vai encontrar diversos vídeos e relatos de antes e depois exemplificando os resultados que a pós-produção pode trazer para o seu projeto.

Diferencial

Além de ser um conhecimento bastante útil para entregar resultados de excelência nos projetos, ter um curso de pós-produção pode ser o diferencial que você procura para a sua carreira. Apesar de pouco praticada, a etapa de pós-produção é muito importante dentro de um projeto arquitetônico. Nem todo profissional do ramo de 3D conhece a técnica (principalmente se o seu foco for a modelagem ou a renderização), e aquele que conhece, se destaca.

Conhecer todas as etapas de trabalho (ou Pipeline) pode ser uma vantagem bastante considerável, principalmente entre pequenos escritórios e trabalhos freelancers. Isso porque, para quem trabalha sozinho ou em pequenas equipes, é inviável possuir um profissional para cada setor ou etapas do projeto, sendo necessária a contratação de um profissional mais generalista. E quanto mais qualificado for esse profissional, melhor o seu diferencial estratégico.

Não possuir conhecimento de todo pipeline pode acabar prejudicando o projeto de várias formas, como:

Por falta de conhecimento ou treinamento, a imagem entregue terá uma qualidade inferior;

Aumentos dos gastos para a contratação de um profissional qualificado em pós-produção;

Mais tempo necessário para resolver problemas no render, que poderiam ter sido resolvidos com mais praticidade e agilidade na pós-produção.

Tendo isso em mente, podemos entender que a realização da pós-produção no Photoshop não só contribui positivamente para o tratamento das imagens e entrega de resultados otimizados, mas também possui um papel valiosíssimo para a evolução da sua carreira e do seu negócio. Para resolver isso de uma vez por todas, e obter a qualificação necessária para dar um up na sua carreira, acesse o melhor curso de pós-produção em Photoshop