Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

Qualquer pessoa que esteja envolvida em projetos de arquitetura, design, engenharia, design de produto e atividades que requeiram modelagem de planta e design estrutural sabe que é muito importante ter um software CAD. Graças a eles, é possível simplificar tarefas e aumentar o nível de precisão e qualidade dos projetos desenvolvidos.

Porém, é necessário saber que existem diferentes tipos dessas ferramentas que podem torná-los melhores para realizar determinadas tarefas em detrimento de outras atividades específicas. Para melhor entender isso, apresentamos a seguir os principais conceitos e diferenças entre os softwares Autocad e Sketchup, bem como as vantagens e funções que eles podem trazer. Confira!

Principais diferenças



Quando comparamos o AutoCAD e o SketchUp, percebemos que se tratam duas ferramentas completamente diferentes. O AutoCAD se concentra em peças de desenho de engenharia (principalmente tecnologia), enquanto o SketchUp é uma ferramenta de modelagem 3D.

O AutoCAD fornece uma variedade de ferramentas para representar itens de construção ou engenharia, como tamanho, espessura, tipo de linha, escala, entre outras. No entanto, esses desenhos de engenharia são sempre planos e adequados apenas para profissionais da construção, porque são muito complexos e contêm muitas informações.

Por outro lado, o SketchUp pode atender às suas necessidades ambientais por meio de ferramentas poderosas para atender à sua demanda. Mas como isso é possível? Com esse recurso, surge a possibilidade de inserir em seu projeto profundidade, altura e, principalmente, móveis e decoração, que vão transmitir a sensação que você deseja passar aos seus clientes.

Além disso, esse software também permite que você execute renderizações, adicionando luzes, sombras e texturas, para que os envolvidos possam obter uma compreensão abrangente do ambiente ou da construção.

Funcionalidades do AutoCAD



O AutoCAD foi criado pela Autodesk Inc. em 1982. É uma ferramenta CAD (Computer Aided Design) criada especialmente para o desenvolvimento de projetos nas áreas de arquitetura, engenharia civil, engenharia mecânica e indústria automobilística. Uma das principais funções fornecidas pelo AutoCAD é a capacidade de criar objetos 3D e movê-los para locais diferentes.

Assim, o AutoCAD permite , por exemplo, explorar o interior e o exterior de um carro (ou casa, para arquitetos e designers de interiores) usando muitos detalhes. Além disso, o AutoCAD também pode realizar cálculos estruturais, interpretar desenhos de engenharia e reduzir erros no projeto final.

Por ser fácil propor diferentes ideias de forma ágil e verificar rapidamente se os resultados são satisfatórios, este software conquistou, ao longo dos anos, a confiança dos profissionais que prezam pela qualidade do serviço e operacionalização dos procedimentos inerentes ao projeto.

Funcionalidades do SketchUp



SketchUp é um software CAD fácil de usar que pode ser utilizado em um ambiente 3D. Ele permite que os usuários desenvolvam desde esboços e desenhos simples até projetos mais profissionais com alta precisão e tecnologia.

Esse programa é composto por um conjunto de ferramentas e recursos projetados para criar modelos 3D, com o objetivo de facilidade de uso, maior flexibilidade e funcionalidade. É muito intuitivo e pode auxiliar na produção de projetos arquitetônicos, protótipos, produtos, design e outras modelagens.

O SketchUp pode suportar modelos 3D grandes complexos e ainda oferece excelente precisão de cores, resultados de medição, formas e muito mais, em uma tela de alta definição. Suas principais funções incluem integração otimizada com CAD e alta fidelidade ao exportar arquivos grandes e pequenos, além de oferecer suporte a planilhas.

Entendendo a importância do componente CAD



CAD é a abreviatura de Computer Aided Design (CAD). Refere-se a um software desenvolvido que pode usar as funções poderosas de computadores e sistemas técnicos para ajudar os usuários a atingir seus objetivos da maneira mais rápida e fácil.

Esse sistema se concentra no projeto, estrutura, trabalho e particularidades do produto no processo de engenharia, bem como na documentação no estágio de projeto. O CAD pode facilitar o processo de manufatura transferindo diagramas detalhados de itens usados em processos, produtos, projetos e dimensões.

O software CAD pode ser usado para a criação de projetos 2D e 3D, permitindo que todas as vistas sejam giradas em vários ângulos de fora para dentro ou de dentro para fora. O CAD pode ser usado para gerar, alterar ou melhorar projetos digitalmente, o que tem vantagens como aumento de produtividade, qualidade de design e níveis de comunicação.

Além disso, permite a criação de bancos de dados para áreas como manufatura. Por exemplo, além de gerar gráficos raster, a maioria dos programas CAD para desenho mecânico também usa gráficos vetoriais de objetos para mostrar a aparência geral dos objetos desenhados.

De acordo com as convenções estabelecidas para cada aplicação, determinados componentes podem transmitir informações importantes acerca dos componentes que completam os projetos. Isso facilita o projeto técnico e a modelagem antes da construção física do protótipo.

No processo de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), o CAD também faz parte de toda a ação de desenvolvimento de produto digital (DPD). Muitas ferramentas como esta podem ser integradas com outros sistemas, sejam eles módulos integrados ou produtos autônomos e independentes.

Os exemplos incluem softwares de renderização, engenharia auxiliada por computador (CAE) e manufatura auxiliada por computador (CAM). Um sistema CAD para projetistas e engenheiros pode ajudá-lo a construir um projeto ou história de construção, definir parâmetros, estabelecer limites e desenvolver especificações.

Arquitetos, designers, engenheiros civis, engenheiros de produção, engenheiros aeronáuticos, engenheiros elétricos, engenheiros mecânicos, engenheiros estruturais e outros profissionais costumam usar ferramentas CAD. Ele pode ser usado em automóveis, têxteis, eletrônicos e outros campos.

Em comparação com outros softwares, é notória a popularidade dos produtos fabricados pela Autodesk. Apesar das diferenças, surge a possibilidade de integração. A facilidade de uso proporcionada pelo programa SketchUp e a possibilidade de fazer esboços tridimensionais fornecem aos profissionais a oportunidade de usar esses dois programas para projetos.

Você pode fazer planos 2D com muita precisão no AutoCAD LT e, em seguida, exportar o arquivo para “. Dwg “Medium” Para SketchUp e fazer esboços tridimensionais para obter sugestões mais intuitivas e comerciais. Mas, idealmente, é melhor concluí-lo em AutoCAD.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo e assine os nossos conteúdos exclusivos!