Chega de desperdício =o Planilha Calculadora de Materiais para obra. =D

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais procurados para quem deseja trabalhar na área. Normalmente, costuma atrair aquele perfil de aluno que gosta de desenhar, mas que também tem facilidade com cálculos.

Esse campo de conhecimento nasceu quando o indivíduo passou a valorizar a moradia. É trabalho do arquiteto projetar e desenvolver espaços para viver, muitas vezes com o objetivo de aumentar a qualidade de vida.

O curso, então, soma os âmbitos artísticos e humanos ao campo das ciências exatas, como matemática, física e engenharia. Quer saber mais sobre esse assunto? Vem descobrir com a gente!

1. O curso de arquitetura dura cinco anos 



Nas universidades, para se formar como bacharel em arquitetura, são Cinco anos de curso, em média. O aluno aprende, nas aulas teóricas e práticas, tudo o que precisa saber para se tornar um profissional completo.

O currículo é composto de disciplinas das ciências humanas e das ciências exatas. Para se formar, o futuro arquiteto também precisa aprender a usar os softwares para construir seus projetos.

Além disso, ele também deve aprender os conceitos de estética, funcionalidade e conforto. Precisa conhecer os aspectos históricos e ambientais da região em que vive. Tudo isso é visto no decorrer das disciplinas.

Para conseguir o seu diploma, o aluno do curso de arquitetura também precisa passar pelo estágio e pelo TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso. Na maioria das vezes, esse trabalho envolve o desenvolvimento e apresentação de um projeto arquitetônico.

2. As principais disciplinas do curso 



O aluno de Arquitetura e Urbanismo irá se deparar com uma grande quantidade de disciplinas na faculdade. Isso porque, como vimos, ele precisa ter noção de vários âmbitos antes de iniciar um projeto.

Na maioria das vezes, os cursos abrangem as seguintes disciplinas:

– História da Arte;
– Ciências Sociais;
– História da Arquitetura no Brasil;
– Políticas de Habitação;
– Ética e Meio Ambiente;
– Comunicação e Expressão;
– Desenho Técnico;
– Computação Gráfica;
– Estética do Projeto;
– Hidrologia;
– Materiais Naturais e Artificiais;
– Sistemas Estruturais;
– Tecnologia de Construção;
– Obras de Construção Civil;
– Instalações Elétricas, Telefônicas, Hidráulicas e de Esgotamento Sanitário;
– Conforto Térmico, Acústico e Luminotécnico;
– Topografia;
– Restauro;
– Paisagismo;
– Arquitetura de Interiores.

É importante lembrar que cada uma dessas disciplinas se divide nas cinco frentes do curso: Arquitetura de Edificações, Arquitetura de Interiores, Urbanismo, Paisagismo e Restauro.

É claro que nem todas as universidades tratam de todas as disciplinas com os mesmos nomes aqui listados. Mas no geral, são esses os assuntos que os professores tratam em sala de aula. 

3. O mercado de trabalho após o curso de arquitetura 



Durante todos os cinco anos de curso, é importante que o aluno tenha noção para qual caminho irá seguir depois de formado. São várias áreas em que ele pode atuar, nas mais diversas formas.

Com um diploma na mão, ele pode projetar e coordenar construções, além de reformar espaços internos e externos.

Dependendo do lugar em que for trabalhar, deve atuar juntamente com um engenheiro civil, acompanhando a construção e gerenciando vários aspectos na obra.

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo pode montar o seu próprio escritório, tentar uma vaga em alguma empresa especializada, conseguir uma oportunidade em algum órgão público, construtora ou ainda participar de alguma licitação. Aqui temos um artigo falando das áreas de atuação ( linkar artigo 1)

4. As áreas do curso em que o profissional pode se aprofundar 



Muitos alunos preferem se dedicar a uma das áreas estudadas depois da faculdade. São várias frentes em que ele pode atuar, até pensando em se especializar no futuro, para se tornar um melhor profissional.

Conheça as principais coisas que o arquiteto pode fazer:

– Arquitetura de Interiores: quem gosta de decoração e estética, pode ir para essa vertente profissionalmente. Nessa área, o profissional deve pensar nos móveis, cores, tecidos, acessórios, iluminação e acabamentos. Mas muito além de criar um ambiente bonito, o arquiteto que trabalhar com isso deve pensar na funcionalidade dessas peças, de uma forma que deixe o cômodo confortável, lógico, prático e seguro.

– Arquitetura Industrial: o bacharel que escolher essa vertente pode focar o seu trabalho no planejamento de uma fábrica, fazendo um projeto para essa construção. Trabalhando em conjunto com um engenheiro civil, o objetivo é aprimorar processos produtivos e pensar de forma estratégica, levando em consideração a otimização da indústria, mais segurança para os operários e a redução de custos e perdas.
– Acompanhamento de obras: também em conjunto com um engenheiro civil, o profissional formado no curso de arquitetura pode acompanhar o andamento da obra, definir materiais, prazos e gerenciar o trabalho da mão de obra.
– Restauração de edifícios: o profissional que escolhe trabalhar com essa área irá restaurar os prédios que estão precisando de reformas. Históricos ou não, o arquiteto poderá trabalhar com novas tecnologias e materiais em uma estrutura antiga, mantendo a identidade daquele edifício. É um âmbito bem específico, mas que pode agradar quem gosta de estudar a história da arquitetura e gostaria de atuar ativamente na preservação dos prédios antigos.
– Luminotécnica: essa é uma área bem específica, mas com bastante posições no mercado. Nela, o profissional deve atuar projetando a iluminação de grandes e pequenos espaços, ou de eventos, por exemplo. Afinal, a luz é superimportante para um projeto bem feito, não é?
– Urbanismo: uma preocupação crescente no planejamento de cidades, o urbanismo é uma área incrível para os arquitetos que desejam atuar em grandes projetos, feitos para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, o urbanista também deve se preocupar com a preservação do meio ambiente e organização de um bairro ou cidade. Muitos conceitos podem ser desenvolvidos aqui, principalmente para bairros de alto padrão.
– No paisagismo: o profissional formado no curso de arquitetura pode atuar como paisagista, planejando e projetando espaços abertos como praças, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos de lazer. Essa área envolve bastante estética e preocupação com a qualidade do espaço.

Deu para perceber que o curso de arquitetura abre muitas portas, né? E se você quer saber ainda mais sobre esse assunto, acompanhe a GEP Arquitetura.  

TEMOS OUTRO ARTIGO FALANDO DAS ÁREAS, DE ATUAÇÃO SAIBA MAIS!